quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Lareiras



     
     Para nós curitibanos, a lareira é uma grande amiga quando começamos a sentir o inverno chegar, além de nos manter aquecidos é um elemento quase que escultural do ambiente, trazendo um ar de sofisticação e aconchego. Hoje já não estamos mais limitados a tradicional lareira de lenha, existem no mercado várias opções, para agradar todos os gostos, do mais moderno ao mais tradicional. Vou compartilhar aqui informações sobre os três tipos mais procurados. 


      Primeiro, claro, a lareira a lenha, é a mais tradicional... para aqueles que curtem o cheiro e os estalos da madeira queimando e o clima de romantismo que ela proporciona. Pode ser de alvenaria ou metal, vendida em forma de kits pré dimensionados ou feita sob medida, esse tipo de lareira precisa de um sistema de exaustão de fumaça, para que esta não invada sua sala. Para ter um aquecimento eficiente deve ser dimensionada de acordo com a metragem do ambiente, quanto maior a boca da lareira maior a metragem aquecida. Exige limpeza após o uso. 
       Para realizar o sonho de ter essa lareira na sua casa o ideal é projeta-la antes da construção, pois o duto de exaustão deve ser devidamente previsto. Legal também é aproveitar o fato do uso da lenha para a decoração do ambiente, posicionando as toras de forma decorativa próximas a lareira. 




       O segundo tipo, a lareira a gás, não necessita de limpeza e nem faz fumaça, sua exigência é um ponto de gás instalado por um especialista. Ao adquirir esse tipo de lareira verifique se o modelo é compatível com o tipo de gás do local e se está dentro das normas de segurança, um item de segurança importante é a válvula que bloqueia a passagem de gás se o fogo apagar. Também exige um dimensionamento estudado e dependendo deste dimensionamento faz-se necessário um duto de exaustão, para tamanhos menores é apenas interessante manter o ambiente ventilado como fazemos com todos os equipamentos que funcionam a gás, por motivos de precaução e segurança. Ela pode ser feita em forma linear com vidro temperado na frente ou em grelha. 







          E por fim, a lareira elétrica que é uma opção para quem não quer se preocupar, basta apertar um botão e está ligada, não exige duto nem limpeza, apenas uma tomada de energia adequada, pode ser embutida na parede ou pendurada como um quadro. Ela possui uma imagem do fogo queimando em 3D para dar o efeito da lareira tradicional e funciona com o mesmo sistema dos aquecedores. Pode ser também automatizada, oferecendo várias opções de controle através de diferentes dispositivos até o seu próprio smartphone. 







Aproveitem esse inverno. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário