sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Iluminação

         






         A iluminação de um ambiente parece o "toque final" da decoração, mas não é. Um projeto luminotécnico bem pensado é a alma do espaço,  cada ambiente possuí uma função diferente e para cada tipo de atividade existe uma quantidade de "lumens" (unidade de medida de fluxo luminoso) necessária e indicada. 
        Além da quantidade ainda precisa-se pensar na aparência ou "cor" da luz,  pois esta exerce uma influencia direta  no conforto visual de quem está no espaço. O que dá a aparência da luz é sua temperatura, que pode ser medida em Kelvin (K). Aqui vou falar em cor amarela e cor branca, porém é uma simplificação das reais variações existentes em termos de temperatura de luz. 
         
       Começando pelo quarto, um ambiente com função especifica de relaxamento, é fortemente indicado o uso de lampadas de luz amarelada, pois causam sensação de calma. Já na cozinha, um ambiente de trabalho, o mais indicado são lampadas com tonalidades mais claras indo de neutras a brancas. Para a mesa de jantar um especial cuidado é indicado, escolhendo um lustre ou pendente dependendo de tamanho, tipo de tampo da mesa e altura do lustre da mesa.A dimensão do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa, se o tampo da mesa for de vidro ou espelho o melhor optar por lustres que emitam luz para cima, evitando ofuscamento, e a distância ideal do tampo da mesa até o começo da luminária é de 80 a 90cm.  

        Em um bom projeto luminotécnico são analisados todos estes e muitos outros fatores que influenciam no conforto e eficiência da luz de um ambiente. Procure um profissional da área da arquitetura e lojas especializadas para fazer o seu, é um investimento que vale para a qualidade e bem estar de vida. Basta ter uma planta de layout do mobiliário no ambiente e as alturas de pé direito e 
aberturas.  

Beijos!!! 






 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário